Visita a Rio Maior

 No dia 16 de Novembro de 2009, foi feita uma visita de estudo (Rio Maior) a todos os alunos do curso de animação sociocultural. Esta visita consistia em apresentar as Salinas de Rio Maior, uma vez que são as únicas deste país, mas não foi possível concretizar o que estava planeado devido ao mau tempo, então estas
foram apresentadas dentro do autocarro, por uma guia profissional .


Depois de terminada a visita ás Salinas, fomos até Alcobertas conhecer uma ribeira que tem por nome Olhos de Água, e logo de seguida fomos á Capela de Stª Maria Madalena, esta destaca-se por ser constituida por um monumento histórico (com um carácter funerário), composto de câmara e de corredor, ou seja um Dolmen/Anta.



Já no restaurante, os alunos do 12º ano realizaram  uma actividade com as restantes turmas (estas ja se encontravam divididas em 4 grupos).
o meu grupo era constituído por:
  • Adriana Esteves
  • Ana Sofia
  • Daniela Bento
  • Liliana P.
  • Vânia Correia
decidimos fazer o jogo "Teia de aranha", este jogo tinha como objectivo conhecer os nossos colegas.

Por fim reunimo-nos todos num tipo de adega e tivemos a fazer exercícios de yoga, que foi a parte que eu mais gostei, pois fez-me relembrar os meus tempos de ginástica acrobática e também me fez  pensar em entrar para esta actividade (yoga), que eu sempre pensei que fosse muito diferente do que vi.





Qual a importância desta visita para um animador?

  • a importância desta visita para um animador foi a parte da visita guiada, pois contribuiu para o conhecimento de um animador turístico.


  • E a yoga contribuiu para alargar o conhecimento de um animador desportivo.


Trabalho do dia mundial do deficiente

O meu grupo que é constituido por:
  • Ana sofia
  • Joana Fonseca
  • Joana Lopes
  • Joana Vitorino
  • Liliana P.
  • Patricia Santos
  • Susana Bento
Estamos a dinamizar uma actividade para este dia muito importante. No principio quando nos reunimos pela primeira vez, pensamos em frazer várias actividades, mas depois verificamos que não era viável.
Agora estamos a planear fazer uma vistia a uma instituição, para tirarmos uma fotografias. Caso a visita for aceite, volto a publicar mais para saberem de tudo.

Trabalhos a desenvolver

  Neste módulo vamos realizar três trabalhos de projectos, isto é, a turma foi dividida em três grupos e cada grupo irá tratar de um projecto.
  O grupo 1 irá fazer uma recolha de cabos, para ajudar a instituição Abraço.
  O grupo 2 irá exclarecer á comunidade escolar, " O que é ser diferente".
  O grupo 3 irá vender obejectos feitos pelos residentes da instituição CERCI Flor da vida, e o dinheiro reverte a favor da instituição.
  Todos estes trabalhos vão ser realizados com muito gosto, pois sabemos que é por uma nobre causa.


Reflexão:"I am Sam"

 Resumo do Filme:
    No passado dia 6 de Novembro de 2009, estivemos a ver o filme cujo o nome era: "I am Sam".
    Este filme é baseado num homem que se chama Sam, com deficiências mentais que cria a sua filha Lucy com a ajuda dos seus amigos que por sua vez também sofriam de uma deficiência.
    Lucy quando tinha 7anos, ja excede intelectualmente o seu pai, nessa altura, a relação priviligiada entre o pai e a filha é ameaçada por uma assistente social, que coloca Lucy num orfanato.
    Sam nao se conforma com a situação e jura lutar contra o sistema legal, onde entretanto cria um inesperado laço com Rita Harrison, uma pessoas poderosa e egoísta advogada que aceita este caso gratuitamente em resposta a um desefio com os seus colegas de trabalho.
    Juntos, lutam para convencer o sistema de que Sam merece a sua filha e, durante este processo, formam entre eles laços que são um testemunho único do poder do amor incondicional.

Resumo baseado no site:
http://cinema.sapo.pt/filme/i-am-sam

A minha opinião sobre este filme:
  • Acho que este filme foi muito bom, pois prova que o amor é o mais importante, e que mesmo que uma pessoa sofra de deficiências é capaz de cuidar dos outros, neste caso da sua própria filha.
  • As pessoas não deviam ser postas em causa só porque têm uma deficiência,ou seja, "dizem" que uma pessoa que tem problemas fisicos ou psicológicos, não tem reponsabilidade suficiente par um cargo tão importante.
  • Acho que Sam apesar de sofrer de uma deficiência mental, tinha todas as condições necessárias para tomra conta da sua filha, pois este tinha-lhe muito amor e sabia cuidar dela.
Como animador posso:
  • Dinamizar actividades, em que o objectivo seja sensibilizar as pessoas destes problemas;
  • Ajudá-los a inserirem-se na sociedade;

As diferenças...

Definição do problema
Todo ser humano é diferente. Cada um de nós é reconhecível como um indivíduo, inicialmente e, mais superficialmente, por nossa aparência física. Contudo, nossa singularidade como seres humanos individuais envolve, não apenas, sermos distinguíveis dos outros, mas também sermos diferentes em nosso comportamento, personalidade, gostos e antipatias, talentos, gênero e nacionalidade. Nossa origem lingüística, religiosa, cultural e étnica também ajuda a definir quem somos. Alguns dos factores que nos tornam diferentes dos outros são resultantes de exercermos nossos direitos democráticos e nossas preferências, mas existem outros aspectos que, em circunstâncias normais, não podemos escolher. Estes incluem nosso sexo, a cor da nossa pele ou a família ou tradição cultural na qual nascemos. Ainda assim, somos todos membros de uma indivisível raça humana.


Um dos problemas mais difíceis de lidar que surgem da nossa condição humana, é nossa tendência de definir outras pessoas em termos meramente negativos, e de ver todo o grupo ao qual pertencem como inferior. Isto levou à ideologia e à pratica de classificar as pessoas em grupos distintos e homogêneos, com base em critérios tais como, cor da pele, idioma, religião, ou herança genética ou cultural. Por este processo, os povos do mundo são classificados em hierarquias fixas de imutáveis características desejáveis ou indesejáveis, que são usadas para definir e rotular todas as pessoas de um tal ou qual grupo.


Este texto foi retirado do seguinte site:
http://www.teachers.nl/_download/port_UNIT%2005%20different.doc
 
Reflexão pessoal:
  • Eu concordo com este texto, pois as pessoas normalmente julgam as outras logo pela aparência fisica, e não pelo o que são psicológicamente. Normalmente esta pessoas acabam por sofrer muito devido á discriminização dos seus colegas.
  • Por vezes as pessoas esquecem-se que os outros têm sentimentos, e que não foram elas que escolheram nascer com aqueles problemas de saúde. Como costumo dizer "ninguém é perfeito e ninguém merece ser julgado pois não se sabe o dia de amanhã".


"Olhos vendados"

 Dia: 26.10.09

Dinâmica feita em aula: Esta aula os alunos tiveram com os olhos vendados enquanto a professora falava connosco e nos mandava fazer coisas como por exemplo: ir ao quadro escrever o nosso nome e o que estavamos a sentir naquele momento.

Esta aula...para mim foi um pouco complicada mas ao mesmo tempo interessante, ou seja, complicada porque me atrapalhava não ver nada e interessante porque colocamo-nos no lugar das pessoas que são cegas.

Dificuldades sentidas: Acho que a maior dificuldade que senti foi as dores de cabeça, mas psicológicamente senti-me "perdida" e desconfortável.

Alfabeto dos Surdos

 No site abaixo indicado poderam encontrar o alfabeto dos surdos.
 Acho que um animador deve saber comunicar com todas as pessoas.

 http://images.google.pt/imgres?imgurl=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZ8m__mGKjvjFS6z-w3QZ6rdVY06fBqMME6p14e8V4OZme2dLk2jHFjzvZC2dJ8m6pxJomjKQ0P06pvcOm01J4C_5wLaA0WFfQGlVICkP1e_c4KJHmy0079_LsWzxVVwSVNg-EOLcZZME/s320/alfabeto.jpg&imgrefurl=http://marisarocha.blogspot.com/2007/10/o-que-lgp-lngua-gestual-portuguesa.html&usg=__OxJLdwB95h3wiCfZnASmClkPylk=&h=315&w=320&sz=23&hl=pt-PT&start=6&um=1&tbnid=Bv9ssq7gKQzsoM:&tbnh=116&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Dalfabeto%2Bdos%2Bsurdos%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1

Reflexão sobre "O que é ser normal e o que é ser diferente"

  Dia: 23.10.09
  Dinâmica feita em aula: Neste dia, foi proposto aos alunos que a aula fosse diferente, ou seja, não falar-mos (mudos). Estes concordaram com a proposta, mas no caso de quem falasse tinha um castigo que era dançar no meio da sala.

 Esta aula...para mim foi muito produtiva, pois foi dada de maneira diferente. Gostei muito desta aula, não só por causa da dinâmica, mas também pelo trabalho de grupo. Foi uma nova forma de dar-mos a matéria e de colocar-mo-nos no lugar das pessoas que são mudas, e na dificuldade que elas podem ter em comunicar com os outros.
 
Dificuldades sentidas:
  •  A maior dificuldade que tive foi em manter-me calada durante a aula.
  • Dificuldade em dizer tudo o que queria aos meus colegas

Módulo 9 - "Representação social da diferença e intervenção sociocultural"

  No módulo 9, vamos abordar mais própriamente as diferenças sociais e culturais na nossa sociedade e a intervenção sociocultural.
  Neste momento estamos a desenvolver mais o tema da diferença, ou seja, explicar o que é ser normal e o que é ser diferente, mas depois iremos exclarecer a intervenção sociocultural.

Portfólio em blog...


    No início quando a professora nos avisou que o portfólio ia ser em blog, eu não fiquei de acordo, pois achei que era muito confuso e complicado principalmente para as pessoas que não têm internet em casa.
    Depois de algumas aulas terem passado, as minhas dificuldades em trabalhar com o blog foram diminuindo e fui colocando as informações pedidas, pouco-a-pouco.
    A ideia de o nosso portfólio ser um blog torna-se mais económico e mais produtivo.
    Contudo isto, aprendi a mexer neste tipo de ferramenta apesar de não estar totalmente perfeito.

Os direitos e os deveres do animador sociocultural


  • O Direito que eu destaco:
  • Direito à segurança na actividade profissional, pois acho que a segurança na actividade profissional é a mais essencial porque é uma forma de estarmos protegidos.
  • O Dever que eu destaco:
  • Refletir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente, pois todos nós temos que pensar no que fizemos ou vamos fazer num trabalho. 

Taxa de actividade e a taxa de desemprego

Taxa de actividade: É a relação entre a população activa e a população total.

Taxa de actividade =(pop.activa)/(pop.total) X 100


Taxa de desemprego: Indicamos qual é a percentagem de pessoas desempregadas em cada 100 activos.


Taxa de desemprego = (nº de desempregados)/(pop.activa) X 100

Algumas consequências do desemprego.

  • Estes são só algumas consequências que se podem verificar devido ao desemprego.
  • Problemas relacionados com a saúde fisica e mental do trabalhador
  • Violência ou crime
  • Exclusão social
  • Perda de relações humana e até da vida familiar

Algumas causas do desemprego

         As causas do desemprego são todos os motivos que levam muitos dos indivíduos a ficarem sem os seus postos de trabalho.
  • Estes são apenas algumas causas do desemprego, pois existem muitas mais.
  • O desenvolvimento técnologico
  • A globalização
  • Crise económica
  • A desindustrialização
  • Os modernos métodos de gestão

O que é o desemprego?

  • O desemprego é um acontecimento económico e social que consiste na existência de um determinado número de agentes económicos que não têm trabalho e querem trabalhar, ou seja. o número de desempregados .

Fordismo

O que é o Fordismo?
O Fordismo é um modelo de produção de massa que revolucionou a indústria automobilísta.
O Fordismo tem como principal característica o aporfeiçoamento da linha de montagem, logo devido a esta forma não era necessário quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.

Quem idealizou o Fordismo?

O Fordismo foi idealizado pelo empresário Henry Ford (1863-1947).

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo

Taylorismo

O que é o Taylorismo?

O Taylorismo é expressão que designa um conjunto de ideias e princípios de gestão. O Taylorismo tem como objectivo resolver problemas que resultam entre os empregadores.

Quem criou o Taylorismo?
No final do século XIX e  inicio do século XX, o engenheiro norte-americano Frederick Taylor criou o Taylorismo.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo

Evolução do trabalho



  Ao principio o trabalho era dividido pelo sexo. O homem enquanto trabalhava na pesca, pastoricia, caça, a mulher trabalhava em tarefas mais fáceis como recolha de frutos e vegetais.
  Mas com o passar dos anos tudo foi evoluindo, o homem passa a ser sedentário, ou seja, fixou-se num lugar que veio dar origem aos primeiros excedentes de produção. Aqui apareceram os primeiros artesãos.
  Devido ao aperecimento da máquina a vapor assistiu-se a uma grande mudança, e apareceram as grandes empresas transformadoras.
  Hoje em dia existem três sectores de actividade económica tais como: o Sector Prímário, Sector Secundário e Sector Terciário.

Novas formas de organização do trabalho.



As novas formas de organização do trabalho hoje em dia estão divididas em formas típicas e atípicas.

As de forma típicas, centram-se naquelas que são previstas pela lei e cumpre com todos os requesitos. Esta forma diz respeito ao trabalho a um tempo indeterminado, um trabalho em que se tem todas ou quase todas as condições.

As de forma atípicas, centram-se nas situações irregulares. Esta forma oferece aos seus empregados condições de trabalho.

Conceito de trabalho

O trabalho é uma actividade humana, que exige o consumo de energia física e/ou mental cujo objectivo é a obtenção de bens ou serviços.Este é algo essencial pois tem como objectivo satisfazer as necessidades básicas dos indíviduos.